Últimas públicações

WinterShow, sinônimo de tecnologia e inovação no campo

A Cooperativa Agrária é a principal interessada no desenvolvimento
de novas pesquisas e tecnologias, para manter a qualidade de seus produtos
Imagem: Kleber Fernandes

O evento foi realizado em Entre Rios, nos dias 15, 16 e 17 de outubro


Kleber Fernandes

Tecnologia e inovação em favor do agronegócio, estes são alguns dos principais pontos discutidos na edição 2019 do WinterShow, evento voltado à produção de cereais de inverno, organizado pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária).

"O Wintershow, desde que surgir, surgir com a finalidade de criar inovações que contribuam para o desenvolvimento das culturas de inverno, o trigo e cevada. Estas inovações geram novas tecnologias, e novas tecnologias geram negócios, então esta é a essência do evento", explica o responsável por marketing da Agrária, Rodrigo Fernando Ramon.

Todo investimento feito em tecnologias é com objetivo
 de obter resultados positivos no campo
Imagem: Kleber Fernandes

É no WinterShow que as pesquisas realizadas pela FAPA são apresentadas aos interessados pelo agronegócio, a partir deste momento elas são usadas para produção de cereais. 

"Na área de cevada especificamente, nós temos um trabalho voltado para duas áreas de pesquisa, uma é o melhoramento genético, que visa desenvolver novas variedades e outra é o manejo fitotécnico no campo. Estas duas áreas envolvem o conteúdo da cultura, abrangendo as etapas de cultivo no campo, para isso precisamos estar sempre antenados nos problemas  presentes e passados, tentando minimizar os eventos na cultura, na produtividade e na qualidade da cevada", conta o pesquisador Noemir Antoniazzi. 

O uso de equipamentos tecnológicos está inserido desde
o processo de plantio até a colheita
Imagem: Kleber Fernandes

Três principais fatores estão envolvidos nos processo de conhecimento, cultivo e beneficiamento. Um deles é o desenvolvimento de pesquisas, de responsabilidade da FAPA e de seus parceiros, o outro de divulgação do conhecimento, por meio do WinterShow, e o terceiro de beneficiamento, de responsabilidade da Cooperativa Agrária. "Nós temos o domínio completo da cadeia, pesquisamos, desenvolvemos trabalhos de pesquisas, e principalmente atrelado as necessidades de nossos cooperados e temos eventos de difusão", completa Antoniazzi. 

Durante o período de crescimento da planta, o cultivo é
acompanhado por especialistas da área
Imagem: Kleber Fernandes


A Agrária é considerada uma das maiores cooperativas do estado, e quando se fala em tecnologia é referência. "A Agrária é uma cooperativa que tem a sua importância, ela está entre as maiores do estado, nós temos um corpo de cooperados em torno de seiscentos e quarenta cooperados, mil e seiscentos colaboradores, um parque industrial baseado em uma maltaria, uma indústria de óleo, uma fábrica de ração, um moinho de trigo e um moinho de milho. Ela tem o seu papel, é geradora de tecnologia, processadora de matéria prima, geradora de receita, de empregos e tributos", comenta o presidente da Agrária, Jorge Karl.
Além de maquinários, o investimento está voltado para o
uso de sementes e fertilizantes de qualidade
Imagem: Kleber Fernandes 
O WinterShow atrai olhos atentos ao agronegócio, para a cidade de Guarapuava, que tem a agricultura de inverno como diferencial. "Todos os grandes eventos do agronegócio do Brasil, tem ido para está linha, tem se especializado em natureza técnica, este é o maior evento voltado para culturas de inverno, que é um diferencial da agricultura de Guarapuava, e da Agrária, então isso acaba atraindo atenção de todo o país", conclui o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvesti Filho.

Assista a matéria em vídeo:




Leia também:

 WinterShow chega a 16ª edição e o potencial da produção de trigo é o assunto de destaque

WinterShow: Um espaço de aprendizado e incentivo ao cultivo de cereais 

Nova espécie de cevada é apresentada durante o WinterShow 2019  

WinterShow: Um espaço de geração de negócios