Últimas públicações

WinterShow: Um espaço de aprendizado e incentivo ao cultivo de cereais

Participantes com olhos atentos às novidades apresentadas
na edição deste ano do WinterShow
Imagem: Kleber Fernandes

Além de estudantes de Guarapuava, o evento recebe alunos de instituições de ensino da região, de outros estados e países


Kleber Fernandes

A FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), realizou entre os dias 15 e 17 de outubro, em Entre Rios, a edição 2019 do WinterShow. O evento é considerado o maior do país em relação ao cultivo de cereais de inverno.

"Todo ano a gente pensa em relação a contribuição do Wintershow para o desenvolvimento do agronegócio em nossa região. Este ano em especial, o tema dele é inovação, tecnologia e negocio", explica o responsável pelo Marketing da Agrária, Rodrigo Fernando Roman.                                
Diversas cultivares em vários momentos do cultivo são
 apresentadas durante o evento
Imagem: Kleber Fernandes

Durante os três dias de evento, produtores e cooperados conheceram o que tem de melhor no segmento de cereais de inverno, apresentado pelos pelos pesquisadores e expositores, mas além disso, o evento proporciona um espaço de aprendizagem para estudantes de cursos relacionados ao agronegócio.

O processo de pesquisa começa nos laboratórios e é
acompanhado durante a fase de crescimento da planta
Imagem: Kleber Fernandes

"É fundamental está ligação com a parte acadêmica, hoje n[os temos um trabalho muito forte com as principais universidades da região, não só em termos de pesquisas, mas também em termos de estágios, programas de trainee para estas universidades, e fazer a ligação do novo profissional, com o que nós temos hoje em termos de pesquisa e desenvolvimento, também contribuindo da nossa parte para a formação deste novo profissional", comenta o coordenador da FAPA, Márcio Mourão.

Para os estudantes interessados pelo assunto, os expositores
 explicam o processo desde a plantação até a colheita
Imagem: Kleber Fernandes

Para estudante de Agronomia da Unicentro, Emerson Sprotte, o WinterShow apresenta resultados de pesquisas de diversos anos, informações que podem ser aliadas ao aprendizado. "Desde que a gente começou a faculdade,  então está área se relaciona, por isso a gente vem prestigiar o evento e conferir quais são as novas tecnologias de cada ano".

Aliada a tradição familiar, o WinterShow insensitiva adolescentes estudarem cursos relacionados ao agronegócio.  E é no evento que os sonhos surgem. "Voltar aqui um dia mostrando e até fazendo palestra sobre agronomia e todo o rendimento de produção", aponta o estudante Juan Carlos Machado.

Resultados do campo são expostos durante os três dias de WinterShow
Imagem: Kleber Fernandes
O sonho por um dia fazer parte dos estudado relacionados ao campo, faz com que Juan preste atenção nas informações disponibilizadas no evento. "O que me chama mais atenção é a variedade de produtos, de venenos agrícolas,sementes, e o mais importante são os maquinários, que cada ano evolui mais, na área de tratores e colheitadeiras, e isso é uma evolução muito grande, mostrar que no campo, a cada passo, a pessoa pode se manter ao lado. E também você vê várias qualidades de cereais, pois aqui é uma terra de grande produção, uma temperatura boa, que conserva bastante a nossa tradição de plantação e colheita".                                                                                         

A tradição pelo cultivo de cereais que faz parte da cultura das colônias que formam Entre Rios, está no DNA de quem mora aqui. "Aqui a nossa área é mais rural, então já vem de família, de parentes que trabalham no rumo, assim a gente vai se interessando pela nossa cultura, já que tem o trigo, cevada, que nós plantamos. Então é interessante sempre vir nos eventos", conclui o estudante Cristian Hilário.

Assista a matéria em vídeo: 




Leia também: