Últimas públicações

Espelho da redação do Enem 2019 é divulgado nesta terça (17)

Participantes devem se cadastrar no portal gov.br para acessar resultados
Imagem: Reprodução Assessoria Governo Federal
Para acessar detalhes da correção, inscritos devem se cadastrar no portal gov.br. Resultado dos treineiros também já foi divulgado

espelho da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o resultado das provas dos treineiros - estudantes que não concluíram o ensino médio, mas realizaram as provas como treinamento para os próximos anos - foram divulgados nesta terça-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes deverão realizar o cadastro no site gov.br, portal único do Governo Federalpara acessar os resultados.  
Na plataforma, os participantes do exame terão acesso ao espelho individual da redação, que traz a pontuação alcançada pelo participante em cada uma das competências avaliadas pelos corretores: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreensão e atenção ao tema proposto; seleção, organização e interpretação de fatos, opiniões e argumentos em defesa de ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação; e respeito aos direitos humanos.

Para fazer o cadastro, é necessário entrar em acesso.gov.br, informar o CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha. O candidato também pode ir na página do participante do Enem 2019, plataforma em que o estudante pode acompanhar todo o processo de inscrição até o resultado do exame, e clicar no botão “GOV.BR”, no canto superior do site, e realizar o mesmo processo.

Confira o passo a passo:

- acesse a Página do Participante no enem.inep.gov.br;
- na tela, aparecerá o aviso: PARTICIPANTE – ENTRAR COM GOV.BR;
- o botão direciona o participante para o gov.br;
- clique em Crie sua conta;
- informe CPF, nome completo, celular e e-mail válido;
- marque Não sou um robô e, depois de aceitar os termos de uso e política de privacidade, clique em continuar;
- o estudante receberá a mensagem no seu e-mail com o link para validação;
- e poderá optar pela validação via SMS. Clique no link da mensagem para ativar o formulário de cadastro. Na opção de validação por SMS, será solicitado o código enviado para o celular;
- digite o seu CPF e defina uma senha forte (utilize letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos), salve no seu navegador, se preferir, ou mantenha em local seguro;
você vai precisar da senha em todas as vezes que entrar no sistema do Enem e em todos os serviços do Governo Federal;

Portal único
O portal gov.br reúne, em um só lugar, diversos serviços para o cidadão brasileiro, além de informações sobre a atuação de todas as áreas do Governo Federal.

Até dezembro de 2020, os sites do governo estarão integrados, tornando o portal gov.br a entrada única para os serviços federais, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos. A transformação digital está sendo feita de maneira gradativa.

Texto: Reprodução Assessoria Governo Federal