Últimas públicações

Mais de 1,8 mil serviços públicos podem ser acessados sem sair de casa

Hoje, 54% de todos os serviços públicos do governo federal já estão disponíveis em versão digital
Imagem: Reprodução Assessoria Governo Federal
Diante das orientações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações e manter-se em casa, o Governo Federal reforça que mais de 1,8 mil serviços já podem ser acessados pela internet
A carteira de trabalho, carteira de trânsito e até mesmo o certificado internacional de vacinação e profilaxia são documentos disponíveis para serem solicitados pela internet. A medida é mais uma ação de transformação digital que pretende facilitar o acesso aos serviços. Atualmente, cinco milhões de carteiras de trabalho são solicitadas anualmente.
Entre os serviços disponíveis para a população está o acesso ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os beneficiários podem atualizar os dados cadastrais e solicitar aposentadoria por tempo de serviço na página inicial www.gov.br . Anualmente, o Governo Federal registra um milhão de demandas por ano. 
De acordo com o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, a digitalização dos serviços facilita o acesso à população e evita aglomerações. "Os serviços digitais são bons todos os dias por dar comodidade para o brasileiro, que não precisa mais sair de casa para solucioná-los. Neste momento, em especial, em que estamos preocupados com a saúde de nossa população, evitar aglomerações é prudente e é recomendação do Ministério da Saúde", disse.
Atualmente, 54% de todos os serviços públicos do Governo Federal já estão disponíveis em plataformas digitais. O governo realiza periodicamente testes com usuários voluntários para avaliar o funcionamento dos serviços. O teste é feito presencialmente na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em Brasília, ou por videoconferência, quando a pessoa reside fora do Distrito Federal.
Quem já testou e aprovou alguns dos serviços foi a bancária Marília Rodrigues, 37 anos.  Ela acessou o portal gov.br. "No portal, gostei muito do fluxo de informações. Fiz testes do serviço de alistamento militar para o meu filho e de um curso. No site, já tinha o contato do responsável pelo serviço", destacou.
Segue a lista de serviços disponíveis








Texto: Reprodução Assessoria Governo Federal