Últimas públicações

Presidente Jair Bolsonaro institui Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19

Presidente da Republica Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução Assessoria Governo Federal
O Comitê será coordenado pela Casa Civil

Foi instituído, nessa segunda-feira (16), pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, um "Gabinete de Crise" para articular e monitorar as ações interministeriais de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e para assessoramento da presidência.
O Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 será coordenado pela Casa Civil e atuará de forma integrada com o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional, de que trata o Decreto nº 10.211, de 30 de janeiro de 2020.
O Ministro-Chefe da Casa Civil, General Walter Braga Netto, será o coordenador do comitê e contará como secretário-executivo, o subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Heitor Freire de Abreu. O coordenador, além do voto ordinário, terá direito a um voto de desempate nas deliberações do grupo e poderá designar quais ministros, integrantes dos poderes Legislativo e Judiciário, autoridades públicas e especialistas serão ouvidos.
O gabinete conta com representantes de ministérios, empresas públicas e agências reguladoras. Além da Casa Civil, as outras pastas representadas serão Saúde, Justiça e Segurança Pública; Defesa; Relações Exteriores; Economia; Cidadania; Mulher, Família e Direitos Humanos; Secretaria-Geral da Presidência; Secretaria de Governo; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Advocacia-Geral da União (AGU)Controladoria-Geral da União (CGU) e do Banco Central. Além de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Banco do Brasil, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nesta terça-feira (17), foi realizada a primeira reunião, na qual foram definidas as rotinas e processos do Comitê. Foram também operacionalizadas as atividades e acertados os detalhes de como fluirão as informações, além de elucidadas as ações de cada ministério no enfrentamento ao Coronavírus que contribuirá para esclarecer a população.
De acordo com a Casa Civil, as próximas reuniões do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 serão realizadas em meio digital. 
Texto: Reprodução Assessoria Governo Federal