Últimas públicações

Secretaria de Educação de Inácio Martins informa a suspensão das aulas a partir de sexta-feira (20)

Imagem Ilustrativa
Reprodução Assessoria
Até quinta-feira, dia 19/03, as atividades escolares estão mantidas, caso os pais ou responsáveis desejem não encaminhar seus filhos à escola nesta semana, estes terão as faltas justificadas, em decorrência da situação evidenciada

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Inácio Martins, divulgou nesta quarta-feira, uma nota informativa, em relação ao Corona Vírus (COVID - 19). 

A nota informa que as aulas na rede municipal de ensino, será suspensa a partir de sexta-feira (20/03). "Informamos a toda comunidade escolar, que devido a situação evidenciada no cenário atual com a pandemia do Corona Vírus (COVID -19), estão sendo tomadas uma série de medidas para prevenir a disseminação do vírus. Dessa forma, conforme determinação do Governo do Estado do Paraná, por meio do Decreto Estadual nº 4.230 e do pela Prefeitura Municipal com o Decreto nº 74/2020, as aulas ficam suspensas em todas as instituições escolares, por tempo indeterminado, a partir do dia 20/03. Salientamos que até quinta-feira, dia 19/03, as atividades escolares estão mantidas, caso os pais ou responsáveis desejem não encaminhar seus filhos à escola nesta semana, estes terão as faltas justificadas, em decorrência da situação evidenciada. Assim que o quadro seja amenizado e seja possível o retorno das aulas, será comunicado por meio de avisos na rádio e nas redes sociais. Precisamos da colaboração de todos para que as ações de prevenção sejam reforçadas", explica a nota.

Em nota, cuidados são expostos. "Lavar as mãos várias vezes com água e sabão ou álcool gel. Lavar os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas; limpar os objetos mais manuseados com álcool gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável; não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; não tocar no nariz, boca ou olhos antes de lavar as mãos; evite lugares com muita gente e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro. O período médio de incubação do coronavírus (intervalo entre a data de contato com o vírus e o início dos sintomas) é de 5 a 14 dias. Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais sintomas são: Febre; Tosse seca; Dificuldade para respirar; Insuficiência renal, em casos mais graves. Se apresentar sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde. Assim que os sintomas surgirem, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Juntamente com as orientações do especialista, algumas medidas simples podem ajudar, como: Fazer repouso; Beber bastante água; Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse; Usar umidificador de ar. Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse sobre o conteúdo com seus familiares, colegas, amigos e vizinhos. Prevenção é a melhor forma de evitar que o coronavírus se espalhe", conclui a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Inácio Martins. 

Texto: Da redação, com edital