Últimas públicações

A psicologia em tempos de pandemia e isolamento social

Nesse momento de pandemia, muitas atividades tiveram de ser cessadas ou readequadas, especialmente as que envolvem relacionamento humano. E para entendemos o que ocorre com as pessoas em um período como este, conversamos com a Psicóloga e Psicanalista Hanna Hellena Lucavei Gechele, sobre o papel da Psicologia em tempos de Pandemia e isolamento social


Psicóloga e Psicanalista Hanna Hellena Lucavei Gechele
Imagem: Divulgação

De que forma a psicologia atua frente ao período de isolamento social? 

É fundamental manter a saúde emocional em ordem, até para que tenhamos consciência e sensibilidade para lidar com a situação de maneira serena. 

A psicologia vem atuando no cuidado da saúde mental e emocional, que nesse período tem se intensificado, pois muitos vivem a sensação de perda de controle, medo, angústia, incertezas, pois nos sentimos desprotegidos diante do que é invisível. Essa insegurança, somada ao isolamento social, pode desencadear estresse e ansiedade para muitas pessoas, as quais tem procurado os profissionais da psicologia para tratar desses sintomas. 

Nesse momento, os atendimentos no consultório ocorrem de acordo com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde, e temos também a possibilidade de atendimento on-line.  

O que pode acontecer com as pessoas que ficam muito tempo em casa, isoladas socialmente?

O ser humano é um ser social por natureza. Porém não devemos ver o isolamento como motivo de sofrimento, mas sim de se reencontrar, descobrir novas habilidades e meios de lidar com situações difíceis e que exigem posicionamento.

As pessoas podem sentir um grande desconforto, pelo fato de que foram obrigadas a mudar radicalmente sua rotina. Muitos podem encarar isso de maneira positiva, outros já sentem de maneira diferente, podendo desencadear estresse, transtornos psicológicos ou apresentar sintomas que dificultem o isolamento social. 

As pessoas que já possuem transtornos de ansiedade são as mais afetadas, porque a pandemia agrava a intensidade do transtorno que já é presente na vida dessas pessoas. Por isso, devem ser cuidadas com mais atenção, tendem a experimentar um agravamento de sintomas nesse período, podendo precisar de mudanças de medicação e psicoterapia com maior intensidade.

Esse cenário desconhecido pode ainda gerar ansiedade, pânico, angústia, raiva, entre outras sensações que muitas pessoas estão lidando neste momento, a dificuldade de ficar isolado socialmente é inerente a todos. 

Respire fundo e tente ficar calmo, sem desespero! Estar em casa nesse período deve ser visto com um privilégio e não como uma prisão. O isolamento social vai passar, ele é necessário para proteger você, sua família, seus filhos, enfim, toda sociedade.

Quais atividades, exercícios ou práticas que podem ser feitos para evitar o estresse ou problemas psicológicos nesse período?

Entre as situações positivas do isolamento social é manter-se mais conectado aos familiares e a si mesmo. Faça coisas que sejam prazerosas, que tragam relaxamento e contribuam para o seu equilíbrio mental, como assistir filmes e séries, manter uma rotina diária com leituras pessoais e profissionais, quem está em home office deve dedicar parte do tempo para seu trabalho, exercícios físicos, também fazer coisas que gosta e que geralmente não tem oportunidade de fazer.

As crianças também precisam encontrar meios de enfrentar o isolamento social sem maiores traumas. Agora que estão dispensados das aulas, estipule uma nova rotina de atividades para os pequenos. Leituras, brincadeiras, jogos, contar histórias, conversar mais, auxiliar nas atividades escolares domiciliares que foram entregues pelas Escolas. 

Para refletir: quais memórias meu filho terá desse momento de pandemia? No que estou contribuindo para que passamos esse período da melhor maneira possível? 

Evite pensamentos negativos. Proteja-se, mas não esqueça de ser empático, nesse momento pequenas ações podem ser de grande ajuda para os outros. Vamos cada um fazer a sua parte, se manter distante nesse momento para que logo possamos todos nos reunir.