Últimas públicações

Nova fase da campanha de vacinação vai atender professores e pessoas acima de 50 anos


Nas duas primeiras fases da Campanha Nacional de Vacinação
contra a Gripe foram vacinadas 43 milhões de pessoas
Imagem: Reprodução Assessoria Governo Federal
Pessoas dos grupos de fases anteriores que não conseguiram se vacinar podem procurar qualquer posto de saúde

A terceira fase da campanha de vacinação teve início nessa segunda-feira (18) e vai imunizar professores, das redes pública e privada, e adultos de 55 a 59 anos de idade. Nesta etapa, a expectativa é vacinar 10,7 milhões de pessoas.

A escolha do público-alvo seguiu a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e prioriza os grupos que têm maiores chances de desenvolver complicações respiratórias graves por causa gripe. Com esses dois grupos, o Ministério da Saúde encerra a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Nas duas primeiras fases da ação, que teve início em 23 de março, 43 milhões de pessoas receberam a vacina. Com isso, todos os estados conseguiram atingir a meta na primeira fase, que foi destinada aos trabalhadores da saúde e idosos. Já na segunda fase, apenas seis estados alcançaram a meta prevista de vacinar 90% dos públicos prioritários.

“Todas as pessoas que fazem parte dos grupos da primeira fase, segunda e primeira etapa da terceira fase, e que ainda não se vacinaram, podem procurar um dos 41 mil postos de saúde. As pessoas que integram os públicos prioritários precisam ficar protegidas. A vacina não protege contra o Covid-19, mas sim contra três tipos de vírus influenza, responsáveis por síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves”, informa o secretário-substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário.

Lembrando que a vacinação contra a gripe não previne contra a Covid 19 mas ajuda os médicos a descartarem outras doenças em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Texto: Reprodução Assessoria Governo Federal